quarta-feira, 27 de abril de 2011

PARALISAÇÃO TOTAL NA UNEB JÁ!


Professores do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e do Departamento de Ciências e Tecnologias Sociais estiveram reunidos ontem (26/04) para avaliar a greve na Universidade do Estado da Bahia e procuraram definir um calendário de ações imediatas.

Professores do DCH irão se reunir na tarde desta quarta-feira (27/04), às 14h, no DTCS com professores de Agronomia e de Direito, para discutir encaminhamento da greve. Amanhã (27/04), foi proposta uma Assembleia Geral com participação dos professores e estudantes a ser realizada no Auditório do Campus III para discutir a mobilização no período de greve.

Os professores confirmaram a deliberação da Assembleia Geral de paralisar todas as atividades docentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, no ensino do Programa Plataforma Freire e no PROESP de Letras, Programas de Pos-Graduação Mestrado e Doutorado e Especialização Lato Sensu.

Professores avaliaram ainda que a situação atual de greve deve unir todos os docentes e alunos para pensar um projeto coletivo para a universidade, que reflita sobre a situação das instituições de ensino e que possamos encontrar meios para evitar a política de ajuste financeiro, que tem, cada vez mais, produzido prejuízos as atividades na universidade. Devemos pensar em uma política que valorize o profissional de Educação e que possamos acabar com o desrespeito aos direitos dos docentes e discentes, que merecem um ensino de qualidade, entre outros aspectos.

Os professores também avaliaram que o Decreto 12.853 é inconstitucional e fere a autonomia na universidade, além de fomentar a destruição das ações de ensino, pesquisa e extensão na universidade, sendo também uma ação que tem sido constante, desde o ano de 2009.

O Movimento Estudantil do Campus III divulgou ainda uma Carta Aberta na qual mostra a insatisfação dos estudantes quanto à política atual destinada à educação. Para ler a carta, veja o link.

Divulgaremos informações o quanto antes. Hoje, está programada uma entrevista do professor Emanuel Ernesto, DTCS, na TV Bahia. E Assembleia ontem solicitou que as professoras Márcia Guena e Nuema Guedes possam falar para imprensa, como também outros professores. Precisamos ocupar os espaços públicos para mostrar a situação atual.

Também foi proposto por estudantes e professores uma manifestação na visita de Jaques Wagner a Juazeiro prevista para sábado (30/04). Os interessados em participar devem se reunir no  sábado às 11h30 no Campus III.

Também podemos participar do encontro do PPA e levar as propostas do movimento.


Andréa Cristiana
Profa. do Curso de Comunicação Social
UNEB/DCH III

Um comentário:

  1. Prezados,

    Acabo de ler uma carta emitida pelos Centros acadêmicos dos estudantes da Uneb e publicada no Blog de Carlos Brito. Quero manifestar minha opnião como aluno que não deveriam ser mencionadas nestas manifestações expressões como "capitalismo selvagem" ou coisas do gênero, extremamente ultrapassadas e de cunho ideológico que não condizem com a causa que não é política e sim uma manifestação para valorização do ensino no Estado. Termos neste sentido trazem uma carga ideológica soando como "manifestos socialistas" que hoje nada trazem de avanço por não ter objetividade. Podemos citar países mais "capitalistas" do mundo e que também tem indices de qualidade na educação das melhores do mundo. O governo atual da Bahia de fato virou as coisas para a educação e não vamos nem observar qual partido ele pertence. O fato é que esta crise mencionada na carta já passou faz tempo e no Brasil teve seus impactos até suavizados por conta de sua conjuntura. Enfim, nem sabemos se de fato a Bahia está passando por esta crise. Falar em crise é uma forma bem genérica para justificar a incompetencia, má administração, descaso com a educação, etc. Espero que ao menos o diretório do meu curso Direito), "ouça" minhas palavras pois afinal representa o meu curso na Universidade.

    ResponderExcluir